6 de jul. de 2011

O Melhor do 11° Caixa de Criadores

A 11ª Edição do Caixa de Criadores, realizada no último dia 29, foi algo no limite da perfeição. Embora seja bastante suspeito para fazer essa afirmação, fico muito feliz por constatar a evolução de nossas marcas paraenses, que mesmo em um mercado complicado e excasso, conseguem apresentar um trabalho maravilhoso. Então, vamos ao show!


A SOFISTICAÇÃO E PRIMOR DE YORRANA MAIA

Fotos: Neto Dias e Renan Viana

Yorrana Maia já é veterana no Caixa de Criadores, e a cada ano que passa consegue se superar. Este ano a estilista trouxe para a passarela a coleção 'Atravessamentos' , da qual não saberia dizer o que me deixou mais encantado. Cartela de cores perfeita, com cores fortes e tons terrosos, sandálias feitas de esteira de palha, acessórios em canos de pvc pintados de dourado, modelagem confortável e acabamento admirável. Difícil foi escolher quais modelos postar aqui.


A BELEZA DA AND COR

Fotos: Neto Dias e Vitor Nikolai

Andrea Cordeiro estreou com pé direito no Caixa de Criadores. Sua marca, And Cor, trouxe a coleção 'Devaneios' e levou a platéia a delirar com seus tecidos esvoaçantes e cores marcantes como pink, amarelo, roxo e laranja. Andrea, que é natural de Fortaleza, trouxe de seu Estado a inspiração para a renda industrial utilizada em looks da coleção. Posso imaginar a disputa da mulherada para conseguir as peças...


A MATURIDADE DA EUBELÉM

Fotos: Neto Dias

Admiro o trabalho do Júnior Oliveira desde quando participamos de um congresso de Design no Maranhão há alguns anos atrás, e o trabalho dele só se aprimora com o tempo. Com a coleção 'Lembranças', Júnior trouxa para a passarela todo o saudosismo do final do século XIX e início do século XX, com o início da modernização cultural e estética da nossa cidade. Com estampas de pontos conhecidos da cidade em tamanho gigante, bicicletas e telefones do início do século XX, além de detalhes em renda que remetiam a Belle Époque, Júnior mais uma vez fez bonito.


A ORIGINALIDADE DA CADI

Fotos: Renan Viana

Isaac Lôbo e Kleberson Moura, a frente da marca Cadi, sempre apresentaram um trabalho autoral admirável nestes anos de Caixa de Criadores. E nesta edição não poderia ser diferente. Com a coleção 'Aos pés dela' a dupla foi buscar no Círio de Nazaré a inspiração para suas peças, que traziam branco, marrom, cinza, grafite, cru e verde amarelado como cores principais. Incrível também os elementos usados nas roupas (botões e amarrações) que representavam de forma original alguns dos principais símbolos da procissão, as pessoas e a corda, além das fendas e o molhados nas peças, representando a fragilidade das pessoas e seu sacrifício. Sensacional!


A FESTA DE GRAZIELA RIBEIRO E BADULAQUES


Fotos: Neto Dias

Quando vi um homenzinho e uma bikesom lá no backstage, eu imaginei que viria surpresa por ai. E foi exatamente o 'tal tiozinho' com sua bike turbinada, juntamente com a coleção 'Importados', das marcas Graziela Ribeiro e Badulaques, que fizeram a grande surpresa da noite. As duas estilistas buscaram no centro comercial de Belém e suas inúmeras lojas de R$ 1,99 a inspiração para as peças, que traziam modelagens inspiradas nas bonecas vendidas nestas casas, com plástico de cozinha, crepe de seda, chiffon e malha de lingerie. Karina Farias, que assinou os acessórios da coleção, usou ursinhos de enfeite para celular, chaveiros, “chuchinhas” de cabelo e pregadores de roupa. Um Show!



AS CORES DE MARIANA BIBAS


Fotos: Neto Dias


Mariana é outra veterana do Caixa de Criadores, presente desde a 1ª edição, que sempre faz bonito em suas coleções de acessórios. Com a coleção 'Baú de cores', Mariana fez um resgate de materiais guardados e até esquecidos em suas gavetas, assim como lembranças e viagens internas. Os acessórios da estilista se destacam pela criatividade e cuidado com que são produzidos, e sem dúvida, são feitos para mulheres de muita personalidade.


O TALETO DA ADUE 

Fotos: Vitor Nikolai

Falar da Adue é uma alegria pra mim. Não é de hoje que o trabalho dos queridos Allan Favacho e Ayrton Mariano é reconhecido e elogiado pelo público. Seja pelo cuidado com que ele produzem cada peça, o acabamento primoroso e a qualidade do material, eles crescem a cada ano que passa. E para nossa felicidade, nesta edição do Caixa de Criadores trouxeram para a passarela uma coleção, como o próprio nome dizia, inspirada no estilo 'Flexa de Ousar', vindo do modo de vestir do vocalista da banda Tio Nelson, Flexa. O show roubou a cena. Além da apresentação do próprio Flexa ao vivo, enquanto os modelos desfilavam, as peças se destacavam pela beleza e proposta moderna, utilizando estampas xadrez em tons neutros, e materiais como moletom, lona de algodão, jeans e couro sintético. Gênios!!!
  ________________________________________________________________________________


Sem dúvida esta foi a melhor edição do nosso Caixa de Criadores, mesmo sem o tradicional Mercado de Moda. E as críticas são todas pra lá de positivas, além de todo retorno por parte do público, que é o grande responsável pela divulgação de nosso trabalho. Parabéns a todos nosso amigos estilistas e designers que fazem moda com competência e qualidade!

Um comentário:

  1. acho que esse ano o Caixa de Criadores foi o the best!
    nunca ví moda paraense tão linda e criativa como nessa edição.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.