15 de fev. de 2012

Plantando e Reciclando


Outro dia, assistindo o quadro 'Lar Doce Lar', do programa Caldeirão do Huck, vi uma interessante solução para o reaproveitamento de garrafas pet, apresentada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum em uma das reformas feitas para o quadro: utilizá-las para uma horta vertical caseira.
A idéia é muito simples, criativa, e se mostra uma saída bastante funcional para a preservação do ambiente. Confira o passo-a-passo abaixo:

Primeiro, obviamente, separe algumas garrafas, de acordo com o tamanho da horta que pretende fazer. Faça um recorte em forma de retângulo em uma das extremidades e 4 furos para que você possa passar a corda ou barbante para pendurá-las. Nos furos da parte de baixo, dê nós para que a garrafa não escorregue pela corda com o peso da terra.


  Você pode usar no lugar do barbante, cordoalha (espécie de cabo de aço bem grosso) ou arame, e fixá-los com arruelas.


Calcule a altura que ficará cada fileira de garrafas de acordo com a quantidade de verduras que pretende plantar, não esqueçendo de fixá-las somente na parte superior da fileira, deixando as demais em balanço. É importante também que você faça pequenos furos na parte inferior de cada garrafa, para que a água escorra quando você for regar suas plantas.


Outra opção para as garrafas é utilizá-las como vasos no chão, usando caixa de ovos como prato de contenção. Veja abaixo com fazer:


Agora é juntar aquelas garrafas que você sempre amassa para jogar nas lixeiras (quando joga) e ter sua própria horta em casa!










































2 comentários:

  1. NUNCA IMAGINEI PODER VER UMA COISA TÃO LINDA ! PARABÉNS PELA IDEIA E ECOLOGICAMENTE PERFEITA! VOU TENTAR FAZER NA MINHA CASA! QUEM VAI ADORAR É MINHA MÃE ELA AMA AS PLANTAS! OBG PELA DICA

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo! Que ideia bacana! Vou colocar seu link na minha página, posso?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.