18 de ago. de 2011

As vilãs de Gilberto Braga

Pegando carona na repercussão sobre o assassinato da Norma em ‘Insensato Coração’, e como fã declarado do titio(a) Gilberto, aproveito para relembrar as vilãs mais famosas da carreira do escritor, que além de causarem estrago na telinha, tiveram um mórbido desfecho em comum: a morte. Confira as pestes:


O topo da lista com certeza é encabeçado por Odete Almeida Roitman, a megera mais odiada e 'cult' da tv brasileira. A empresária enfernizou a vida de quase todos os personagens da novela, mentiu, traiu, chantageou, armou para os próprios filhos, separou o Ivan da Raquel uma meia dúzia de vezes e acabou com 3 tiros no peito, que ironicamente, foram dados por engano pela ciumenta Leila.


A super vilã de 'Vale Tudo' se tornou um personagem clássico na teledramaturgia nacional e continua odiada e falada até hoje. Ponto para a super Beatriz Segall.



 
A vilãzinha-mor de 'Vale Tudo', Maria de Fátima Acioli, se mostrou tão crual quanto sua 'mestra' Odete e deixou muita gente com a cara na poeira. Primeiro ela vendeu a casa da mãe e fugiu com a grana, depois partiu pra cima do namorado da 'amiga' e se casou com ele, não satisfeita, traiu o cara com seu antigo amante, armou para separar a mãe do namorado e ainda tentou vender o próprio filho recém-nascido. Tá bom pra você?


Palmas para Glória Pires, que de tão boa, fez o Brasil todo odiá-la por esse papel.




Nathália Timberg, que já tinha sido a irmã boazinha de Odete Roitman, ataca de bruxa má numa das poucas novelas de época escritas por Gilberto Braga. A vilã da vez atende pelo nome de Idalina Menezes de Albuquerque e Silveira, e tranformou num inferno a vida dos protagonistas de 'Força de Um Desejo', vividos por Fábio Assunção e Malu Mader. A mocinha Esther, uma ex-cortesã, chegou a ser apedrejada por causa dela.





A 'cachorra' Laura Prudente da Costa, como ficou conhecida a alpinista social interpretada por Cláudia Abreu em 'Celebridade', fez tudo que pode para acabar com a vida da protagonista da novela, Maria Clara Diniz, vivida por Malu Mader. Ela se fez de boa moça, ingênua, prestativa, até conseguir tudo que era da rival, sem contar o assassinato do Lineu Vasconcelos, do qual revelou ser a culpada no último capítulo.


A personagem caiu no gosto do público por conta de seu humor ácido e se tornou mais um marco da carreira da atriz. A vilã acaba assassinada por outro vilão, Renato Mentes, de Fábio Assunção.




Taís Grimaldi era a irmã gêmea má da mocinha sem-graça Paula, ambas interpretadas por Alessandra Negrini em 'Paraíso Tropical'. A moça começou de mansinho na periferia da sociedade carioca, mendigando convites e notinhas com seu nome em colunas sociais e aplicando pequenos golpes, mas depois começou a se mostrar uma mulher fútil, mau-caráter, mentirosa e capaz de tudo por dinheiro. No clímax da história, tentou matar a irmã jogando-a incosciente no mar, mas foi desmascarada e acaba sendo assassinada de novo pelo vilão da trama, Olavo Novaes, vivido por Wagner Moura.


Curiosamente, a atriz inicialmente escalada para viver as gêmeas foi Cláudia Abreu, que devido a gravidez, foi substituída brilhantemente por Alessandra Negrini.




Norma Pimentel Amaral sem dúvida foi um dos personagens mais trágicos de 'Insensato Coração', e por que não dizer, da tv. De mocinha sofrida a mulher vingativa, ela tocou o público com sua trajetória, concluída de forma surpreendente. Não se pode dizer que era de todo vilã, mas a personagem foi capaz de cometer as piores coisas na busca pelo seu maior objetivo: se vingar de Leonardo, o homem que a fez passar alguns anos na cadeia insjustamente.




Fora toda a patetisse de ter caído duas vezes no mesmo golpe e acabar morta, Norma foi um dos personagem mais interessantes que já passaram pelas novelas brasileiras, e talvez por esse motivo, um dos mais humanos também. Glória arrasando de novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.