24 de nov. de 2011

Estampa Digital


Já publiquei anteriormente um post sobre estamparia. Gostaria de voltar ao assunto e falar em especial da estamparia digital, ou estamparia textil digital para ser mais exato.
Há tempos que a estamparia confere cores e graça às fibras naturais e sintéticas. Por ser uma arte milenar, a estamparia em tecidos evoluiu por métodos diferentes, onde os mais conhecidos são: o processo de estamparia rotativo, feito através de cilindros, e também o procedimento local com encaixe, realizado por quadros. Este último é bastante similar ao processo de silk-screen ou serigrafia, tendo um quadro para cada cor. Embora bem conhecidos e explorados no mercado, esses processos perderam espaço para a bola da vez: estamparia digital. Os motivos para isso são fáceis de entender:
• Elimina os custos iniciais existentes na estamparia convencional como gravação de quadros ou cilindros; 
• Estamparia em fibras naturais (algodão, linho, rami, seda), fibras artificiais (viscose, acetato) e sintéticas (poliéster, lycra®, poliamida, acrílico, elastômero, polipropileno); 
• Enorme ganho de qualidade e sofisticação na estamparia; 
• Não há limitações de cores; 
• Agilidade na entrega que possibilita baixos custos de estoque; 
• Excelente custo de produção.


Essas possibilidades, somadas à liberdade de criação e a uma quantidade infinita de cores, preservam dois importantes itens no mundo da moda (e decoração): individualidade e exclusividade. Já é batido dizer que temos uma carência muito grande de estampas (e de profissionais que trabalham com elas) em nosso Estado, por isso, contar com a estamparia digital como aliada no processo criativo é um ganho e tanto para os designers locais. Vale muito a pena pesquisar empresas e profissionais que trabalham com este processo, e uma dica: em Belém já contamos com esta possibilidades, as opções são poucas por enquanto, mas é só levantar da cadeira e começar a querer ser exclusivo.





Abaixo segue alguns links de empresas que desenvolvem ótimos trabalhos de estamparia digital:







3 comentários:

  1. Acabei de fazer um trabalho com estamparia digital na La Estampa. Indico muito esta empresa, tentei com vááárias, e eles foram os melhores! Além de fornecerem os tecidos, o que poucas empresas de estamparia fazem. :)

    Muito bom o post, Afonso.

    Natália Viana

    ResponderExcluir
  2. Ah, achei o valor da RValentim muito caro, mas foram ótimos comigo em atendimento, não tenho do que reclamar, e eles não cobram pelas amostras. (A la Estampa também não), a Stamparia não chegou a responder meus e-mails.

    Abraços.

    Natália.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Natália! A La Estampa realmente é incrível. Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.