8 de jun. de 2011

Fashion Rio: Tendências para o Verão 2012

O Fashio Rio, Edição verão 2012, terminou no último dia 5 com muitas novidades, uma queda muito aplaudida, celebridades andróginas e 'trangênicas', além de muitas novidades para o próximo verão. Vamo coferir as principais tendências apontadas pelas marcas que passaram por lá:

JEANS:

Nosso velho e bom jeans de todo dia aparece como aposta certeira. O look total jeans, que já apareceu há algumas temporadas, voltou ainda mais forte, agora com um corte de alfaiataria e diversos tons num só look. Vale destacar também o trabalho primoroso que algumas marcas fizeram com o tecido.



Um bom exemplo desse cuidado foi apresentado pela Herchcovitch (segunda linha do estilista que estreou nesta temporada nas passarelas), onde o jeans veio tradicional, lavado, esbranquiçado, claro, escuro, tingido, tie-dye... Poucas foram as peças que fugiram desse tecido ou dessa coloração.


A marca também trouxe a democratização dos acessórios por gêneros: homens usaram sandália tipo melissa no modelo aranha e pulseiras de acrílico, já as mulheres apareceram de scarpins com salto altíssimo feitos adivinha de que?... jeans.


  
A TNG veio confirmar que o verão 2012 vai ser mesmo do jeans, com um trabalho de patchwork que deu outra cara ao tecido. Calças, macacões midi, shorts, saias e vestidos marcaram a coleção, que podem vir em jeans ou cores vibrantes.


  
A marca 2nd Floor já tem o jeans como carro chefe. A nova coleção trouxe agora a peça em novo ton e lavagem: o devalé, que nada mais é do que uma lavagem bem clara e desbotada, a la anos 80/90.

ESTAMPAS:

Nada mais justo que um evento realizado no Rio de Janeiro, aposte em estampas e grafismo. Pois foi justamente o que vimos em diversas coleções para a próxima temporada. Aposte em listras, flores, grafismos com toques asiáticos, e estampas tropicais.


 
A 2nd Floor combinou o seu jeans devalé com estampas manchadas num jogo de contraste entre fundo preto e tons de marinho, amarelo e rosa. A marca trouxe ainda calças pregueadas (eu não curto de jeito nenhum!) combinadas com blazers.




A TNG fez sua coleção inspirada na cultura clubber da década de 90. Os grafismos dos looks tentaram remeter a essa época, mas achei que ficou um pouquinho distante da proposta do movimento. Destaque para a altíssimas sandália plataforma usada pelas meninas.



A coleção da Cantão inspirava-se na moda urbana. Suas estampas na verdade eram bordados, que apareciam em quase todas as peças, aplicados geometricamente com tecidos, madeiras ou paetês.




Totem chegou em alto estilo com estamparia em cores primárias e variantes, como vermelho, coral, azul escuro, amarelo e branco. Os looks, em sua grande maioria, são coloridos, leves, usáveis e com um toque navy que achei demais. Com cara de um verão feliz!



As estampas pixeladas, tanto nas bermudas quanto nos blazers, foram o forta da coleção do OEstúdio. O Cinza, branco e preto em degradê quebram o amarelo cítrico, e as calças surgem afuniladas tanto para homens qto para mulheres.



O desfile da Maria Bonita Extra no Fashion Rio foi de uma calmaria só. Apesar das cores quentes, presentes em quase todos os modelos, o branco predominou e as estampas florais deram romantismo à coleção.



A Têca surgiu com padronagens africanas e uma estamparia cheia de animais da savana e elementos étnicos. Destaque para os paletós estampados e o jogo de lenços, que promete fazer bonito nesta estação.



A marca Lenny comemorava 20 anos, e trouxe para a passarela muitas cores e estampas, como a arara azul, palmeiras, espinhas de peixe, ondas e conchas.




O desfile da Blue Man era um dos mais aguardados e foi o mais comentado desta edição do Fashio Rio. Seja pela presença de Lea T. no desfile (de biquini!!!), seja pelo episódio do tombo da modelo Ana Cláudia Michels, que acabou torcendo o pulso no acidente, a grife deu o que falar. E não apenas por isso, a coleção estava impecável, com peças nada convencionais, desconstruídas, e estampas em homenagem ao Brasil, tendo como referência as araras e a mata atlântica.


SUNGAS LARGAS:

Esta tendência não é nenhuma novidade por aqui, e graças a Deus ela vem se mantendo forte pelas temporadas.



A Blue Man foi a única a desfilar peças de moda praia para homens, e apostou em sungas com lateral larga e estampas bem coloridas.


MUITA COR:

As cores chegam com tudo para o Verão 2012, e também ganham a companhia do branco, que pode vir sozinho como em combinação com cor fortes ou em fundos de estamparia.



Filhas de Gaia trouxe cores fortes e recortes ousados. Saias longas, macacões, vestidos compridos e esvoaçantes cheios de fendas profundas brincam de revelar pernas, costas, seios e até o bumbum. Destaque para o cinto, que ganha um novo estilo de composição e passa a ser usado enroscado, formando um laço.



O desfile da Coven, cheio de detalhes em cores fortes e brilhos, confirmou que os anos 90 estão de volta às passarelas.





A British Colony confirmou uma tendência que já vem aparecendo há algum tempo nas passarelas, e mais um indício dos anos 90: o color blocking. A marca apostou em cores como o coral, o azul-água e amarelo, fazendo um trabalho em alfaiataria.





Já a R.Groove, umas das minhas marcas preferidas, apostou nas listras como elementos para o jogo de cores, misturando-as com tons mais neutros, como o off-white. A alfaiataria também se destaca aqui através dos blazers, calças de prega, coletes e camisa de botão, que ganham ares de modernidade. Agradeçam a Prada pela inspiração!


MAIS DESTAQUES:





*Ausländer e sua coleção arrasadora, com trilha sonora que misturava Beatles + Guns'n Roses, e looks que misturavam todas as referências possíveis para arrebatar meu coração. Destaque para as presenças do modelo bósnio Andrej Pejic, famoso no meio fashion pela sua incrível androgenia, e o tal do Zombie Boy (?), famoso por sua bizarrice.




 *A make-up da Ausländer.



*O xadrez de Herchcovitch



*Os acessórios da Totem.




*Os bordados e detalhes de Melk Z-Da.


 
 *As sandálias gladiadoras da Ágatha.

 

*O cabelo das modelos da Cantão.




*As franjas e transparências com estampas da Coca Cola Clothing.



 *O cenário da Blue Man.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.