29 de abr. de 2010

O nome é: Clô Orozco



Clotilde Maria Orozco de Garcia, ou simplesmente Clô Orozco, é um dos grandes nomes da moda brasileira que tive o prazer de estudar mais estes dias. Dona das marcas Maria Garcia e Huis Clos, que completou 30 anos, Clô desenvolve um estilo sofisticado, bastante feminino e atemporal.
A estlista começou a gostar de moda desde muito cedo. Sua mãe tinha um salão de beleza, e no período que trabalhava no salão, Clô ficava na casa de uma tia, que era costureira. Foi inevitável esse contato, como a própria estilista fala, 'dormia por cima dos tecidos esperando minha mãe, folheva muitas revistas, como a 'Burda' (famosa publicação alemã de moda), que vinha com moldes das roupas'. E o processo foi crescente. 


 A vontade de fazer uma faculdade de moda foi posta de lado devido a pressão do pai para que ela trabalhasse (o curso de moda era apenas na parte da manhã e isso dificultaria conseguir um emprego), então foi estudar sociologia e teatro, onde foi colega de Sônia Braga, com quem chegou a contracenar. 
A parceria inicial com a tia rendeu suas primeiras criações, e já nos anos 70 Clô abriu sua primeira loja, a multimarcas Splash, por meio da qual acabou conhecendo seu marido, Renato Kherlakian, que nada mais é do que o criador da Zoomp.
Em 1979 surgiu a Huis Clos, com uma veia intelectual que caracteriza o estilo da marca até hoje, além da sua sofisticação complexa e ao mesmo tempo natural. Até o final dos anos 80, Clô Orozco criava suas roupas elegantes sem o auxílio da grande oferta de tecidos. Foi a partir dos anos 90 que a estilista passou a investir em sua garimpagem de materiais tão tecnológicos quanto delicados presentes em suas coleções.


 A estlista também vai buscar na Arquitetura sua fonte de inspiração não só na vida profissional, e costuma ver em detalhes construtivos possibilidades para um futura traje. Ao longo de três décadas, Clô construiu uma moda feminina conceitual partindo do clássico, mas sempre pontuada por peças contemporâneas exclusivas, independentes de modismos.
Tive a oportunidade de vê-la falar há alguns dias e posso dizer com certeza que ela transmite essa classe, intelectulidade e simplicidade (às vezes disfarçada) que permeiam todas as suas criações.



Serviço:
Contato: marketing@huisclois.com.br
Endereço: Rua do Bosque, 185 - São Paulo
Fone: (11)3392-1600

Em Belém:
Lojas 'All Together' e 'Euforia'

Um comentário:

  1. Oi Clo meu vô diz ele que ele foi muito amigo seu o nome dele é mario sergio tadeu russo me ajuda a ser estilista desenho muito bem

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.