16 de set. de 2010

ElesQFazem!

Pensava em fazer posts com entrevistas há algum tempo aqui no blog. E para minha alegria, começo este espaço (com pé direito) trazendo a super talentosa Carine Castro, mineira de  Belo Horizonte que criou a marca 'NAMOSCA'. A brincadeira, que começou com um presente para o namorado, se tornou trabalho sério, e o resultado é uma linha de camisetas que são todas (eu disse todas!) pintadas à mão (atenção de novo, é à mão mesmo!), e que acaba de completar um ano. O namorado sortudo, Marcel, também entrou no negócio e hoje  cuida do  blog e de toda parte de marketing. O trabalho de Carine é daqueles que merece ser visto e reconhecido, pelo seu cuidado, dedicação e principalmente muita, mas muita, paciência.

 Carine e Marcel fazem a arte NAMOSCA. Na foto, Marcel usa a primeira camisa pintada por Carine para a marca.


EQF:Como e quando nasceu a NAMOSCA?
NAMOSCA: Em 2009 quis presentear meu namorado com uma camisa dos Beatles, procurei muito mas não encontrei nenhuma que realmente me agradasse, nem em  loja e nem na internet, então resolvi comprar uma lisa e pintar a estampa eu mesma, com certo receio pois pintar era um hobby deixado de lado pelo tempo. Pra minha surpresa ele adorou, começou a usar a camisa sem parar e as pessoas foram perguntando, pedindo, até o momento que vimos a necessidade de criar um blog e assumir a brincadeira como um trabalho.     

EQF: Como surgiu a idéia para o nome?
NAMOSCA: Eu sempre quis trabalhar com artes, principalmente desenho e pintura, mas não me imaginava pintando quadros ou coisa do tipo, queria que meus trabalhos tivessem outro movimento mas não sabia exatamente como. No meio da empolgação de ver os pedidos aumentando e as pessoas cada vez mais curtindo meu trabalho, que antes era meio que um segredo meu (rs) eu pensei “acho que agora eu acertei na mosca”, ou seja, era a oportunidade que eu esperava pra poder exercitar esse lado de uma forma mais minha cara mesmo, daí quando veio o blog não tive dúvida quanto ao nome.

EQF: A sua formação profissional teve influência sobre seu trabalho?
NAMOSCA: Não tenho formação em artes plásticas, fiz alguns cursos de desenho artístico mas nunca  tive paciência pra concluir nenhum pois não conseguia me encaixar naquele perfil, (rs). Desenhar pra mim sempre foi um prazer então preciso de liberdade pra lidar com ele. Tenho buscado fazer as coisas de forma que daqui a um tempo possa viver só desse tipo de trabalho. 


EQF: Qual foi a primeira peça criada?
NAMOSCA: A camisa Beatles Cartoon  I, uma das primeiras postadas no Blog, que foi a que fiz pro meu namorado.

EQF: Quais as principais fontes de inspiração para a criação das camisetas?
NAMOSCA: Eu adoro quando pedem estampas relacionadas ao cinema, sempre que penso em criar alguma essa é a primeira vontade que vem, mas como atendo a pedidos diversos já deu de tudo, de santo a desenho infantil, então acho que a inspiração vem mesmo do prazer de ver a coisa tomando forma, do desafio de fazer o melhor.

EQF: O que você mais utiliza para a confecção das camisetas NAMOSCA?
NAMOSCA: Só os básicos mesmo, marcador de tecido, que é uma espécie de carbono usado pra costura, o bastidor pra prender a malha, pincel e tinta.

EQF:Qual o processo de confecção das camisetas? É tudo feito à mão livre mesmo?
NAMOSCA: É bem artesanal, no blog colocamos as fotos das etapas pras pessoas acompanharem justamente isso. Passo o desenho pra malha com o marcador de tecido, detalhe por detalhe a mão com uma caneta, feito isso prendo no bastidor pra esticar e poder pintar, como uma tela, tudo a mão livre mesmo. 


EQF: Como você define o estilo da NAMOSCA? A quem ela se destina?
NAMOSCA: A grande maioria dos trabalhos desenvolvidos são nos temas cinema e música, então acho que tem muito disso na NAMOSCA e é uma linha que eu adoro e quis seguir desde o início, mas como disse a pouco, já fiz camisas de estampas tão diversas que não poderia limitar o público a essas pessoas. Cada um pede a sua do jeito que quiser, santo, desenho animado, banda, se destina a quem quer realmente diferenciar e ter uma camiseta com a sua cara.

EQF: Quais as principais dificuldades para executar este trabalho tão minucioso?
NAMOSCA: Tempo, sem dúvida. Nem se eu quisesse conseguiria ter uma produção em grande escala fazendo pinturas a mão, por isso a exclusividade da NAMOSCA acaba sendo também um diferencial.

EQF: Já participou ou realizou algum desfile? Você tem uma loja própria da marca ou vende apenas pela internet?
NAMOSCA: Ainda não participamos desse tipo de evento, até mesmo porque não ficamos com material em estoque praticamente, teria que ser uma coisa bem planejada. A internet tem sido o “QG”, mas também o boca a boca funciona bem. 

EQF:Como você encara esse mercado de camisetas hoje em dia no Brasil? Dá pra viver de moda?
NAMOSCA: Eu tenho visto coisas bem legais por aí, conheço outras pessoas que estão no meio e acho que tem sempre lugar pra mais um, contando claro que venha com uma proposta bacana e um diferencial interessante, afinal camiseta todo mundo usa e acaba sendo uma forma de expressão mesmo de cada um. Quanto a viver só de moda... vou ser confiante e dizer que sim (rs), acho que sim, tem que ter paciência e trabalhar muito eu sei, mas pretendo chegar lá!

EQF: Quais seus planos daqui pra frente em relação a NAMOSCA?
NAMOSCA: Nossa, muitos! (rs) já estamos trabalhando em um site novo, colocar venda no cartão de crédito, buscando novos modelos de camisetas pra sair um pouco do básico, colocar peças para pronta entrega, enfim, continuar trabalhando e aprimorando cada vez mais, até onde estivermos felizes!


*Um obrigado especial à Carine pela sua paciência e disposição em responder às perguntas e os emails. Vida longa a sua arte!


Serviço:
NAMOSCA - Camisetas pintadas à mão
Fone: (31) 9781-1390
Email: contato@artenamosca.com 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.