10 de ago. de 2010

Cardigã (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)


Eu queria há muito tempo postar algo sobre ele, e eis que o momento chegou. O fato 1 é que: sou louco por ele! O fato 2: ele voltou com tudo e pra todos (ou quase!) nesta temporada. Nada mais justo, já que o cardigã é uma peça fundamental no guarda-roupa de qualquer um.
O cardigã surgiu como uma homenagem ao conde de Cardigan, o general James Thomas Brudenell, que comandava oficiais britânicos na Guerra da Criméia (1853-1856). A peça era parte dos uniformes da tropa, mas logo no século XX foi adotado por jogadores de golfe, começando a fazer parte do figurino masculino cotidiano. Entre as mulheres, a responsável pela sua propagação foi Coco Chanel, entre as décadas de 20 e 30, passando a ser usado principalmente com vestidos e saias. Aqui no Brasil, fez muito sucesso nos anos 60, sofrendo uma longa aposentadoria em seguida.
Para ser mais específico, o cardigã é um casaquinho de lá ou tricô abotoado na frente, e em sua maioria, com uma generosa gola em 'V', o que permite ser usado com uma camiseta por baixo. Atualmente há diversos modelos e cores para escolher: bem curtos, os maxi cardigãs, os coloridos e os estampados. Neste início de temporada estão fazendo a festa nos guarda roupas, principalmente dos rapazes, e sempre são uma boa pedida para serem usados no trabalho, festas, e num inverno mais rigoroso (buááá!), sob um belo casaco. Confira alguns modelos:

Modelo arrasador em tecido devorê e detalhe em punhos e barra; Modelo clássico da Abercrombie em tom de bege e o básico da GAP, que vai bem na maioria das ocasiões.

Modelos de maxi-cardigãs da Patachou
Modelo em listras Hugo Boss; Colete e cardigã em tricô by Mário Queiróz e o black cardigã com botões transpassados.

Modelo fashionista em amarelo e cinza; O ator Zachary Quinto fazendo estilinho nerd, com cardigã sobrepondo gravatinha. Abaixo modelos de Isabela Capeto para o Inverno 2010.

 A famosidade do cardigã passeando sobre as estrelas David Beckhan, Justim Timberlake e Zac Efron.



Modelos clássicos da precurssora entre as mulheres



ALGUMAS DICAS:

CARDIGÃ COM JEANS:
A calça jeans é uma peça um pouco mais informal, por isso você tem a liberdade de brincar com o estilo do cardigã e a composição do visual. Vale praticamente tudo: com camisetas casuais, com gravata, mais soltinho, justo. Atenção meninas: o modelo mais longo fico ótimo com calça tipo skinny ou calça de cintura baixa, os mais curtos você pode usar com calça de boca mais larga. Feche o look (ao menos tente!) com botas altas por cima da calça.

 Modelo básico com camiseta idem; Um saltinho e blusa mais larga fazema diferença; Maria Fernanda poderosa com seu cardigã azul claro, blusa branca com barra e punhos à mostra e obbi cinza dando o toque final; Gravatas são sempre bem vindas.



CARDIGÃ COM LEGGING:
Para as leggins, que são mais finas, pede-se um modelo mais grosso de cardigã. As peças de lã ou tricô ficam perfeitas, ainda mais se combinadas com um bom salto ou bota comprida. Para um visual mais romantico use com sapatilhas.



CARDIGÃ COM VESTIDO (ou saia):
Oscar de La Renta sugerigiu uma combinação chiquérrima para este visual. O cardigã é usado por cima do vestido ou blusa+saia, com um cinto para diminuir o volume. Só tome cuidado para não errar no comprimento do vestido e do cardigã, que geralmente não devem passar dos joelhos.

Looks do mestre 'De La Renta'

 Sandy fazendo bonito com seu cardigã púrpura em tricô e vestido estampado; Modelo sobre vestido listrado e meia calça em renda (use!) com uma boot vermelha super chic; Sobre vestido floral com sapatilha, e encerrando com uma composição mega-power em laranja+bege+cinto+top+você arrasando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.