30 de ago. de 2010

O Imperador

Tive a oportunidade de assistir há 2 semanas atrás (mas só agora lembrei de postar!) ao documentário 'Valentino: O último imperador'. O filme, dirigido por Matt Tyrnauer, jornalista da Vainy Fair, acompanha o estilista no período entre a comemoração de seus 70 anos e o desfile/espetáculo que marcou seus 45 anos de carreira. Mas é, sobretudo, um retrato íntimo da vida de Valentino Garavani, o início da sua carreira, o fascínio pela moda que o dominou desde muito jovem, o contato e amizade com grandes estrelas de Holywood  (Audrey Hepburn, Elisabeth Taylor), os vestidos vermelhos vaporosos que criaram um novo tom para a moda, além é claro, do relacionamento com seu sócio e  companheiro de toda a vida Giancarlo Giammetti.
Mas atenção! Quando digo retrato íntimo, ainda é pouco para definir a sinceridade e verdade com que é feito o documentário. O diretor literalmente invade a vida de Valentino, suas casas, seus escritórios, testemunha a criação de peças incríveis (aquele vestido branco plissado...), de como os vestidos são feitos todos a mão, as provas de vestidos nas modelos, além de presenciar discurssões de funcionários durante a confecção das roupas, e do próprio Valentino com Giancarlo. Se você estuda, gosta, trabalha ou entende tudo sobre moda, assista o documentário e sinta-se mais humilde diante da genialidade de Valentino, (histérico às vezes, mas gênio!) que com certeza já nasceu com a arte impressa em seu DNA, e é um dos últimos grandes nomes da moda ainda vivo.

 O 'Vermelho Valentino' em tecidos como musselina, organdi, cetim e crepe. O estilista se encantou pelo vermelho e fez da cor uma de suas assinaturas.
No final da década de 80, lançou a coleção inspirada no Wiener Werkstätte, movimento artístico do início do século 20 formado por artesãos vienenses, com desenhos geométricos baseados em mobiliário e arquitetura, bolas gigantes, listras largas e quadrados.
Valentino foi o primeiro estilista italiano a conquistar a exigente França, o que aconteceu nos anos 80. Ele procurava valorizar a feminilidade e beleza da mulher através de seus famosos bordados, plissados e pregas (horizontais e verticais).
Valentino decidiu se aposentar em Setembro de 2007, depois que sua marca foi comprada por um grande conglomerado. "Por isso, decidi que este é o momento perfeito para dizer adeus ao mundo da moda", escreveu Valentino em um comunicado à imprenssa, "ao estilo dos ingleses, gostaria deixar a festa enquanto ainda há gente nela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario sobre a postagem acima.